PILATES

A técnica do PILATES foi na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, promove a reeducação de movimentos do corpo humano. Tem como princípios básicos: concentração, controle, centralização, precisão e respiração. Esses aspectos são responsáveis pela harmonização do organismo durante a prática. Força, tonificação e alongamento.

No Pilates, os movimentos são realizados sem pressa e com bastante controle para afastar o estresse e a fadiga. O grande repertório de exercícios com poucas repetições e baixo impacto, proporcionam menos desgaste das articulações e dos músculos. A técnica é aplicável aos mais diferenciados públicos com resultados, inclusive, emocionais, uma vez que o paciente tem sua auto-estima elevada ao perceber melhoras em sua saúde física e mental.

Os exercícios podem ser realizados em equipamentos ou no solo, e proporcionam fortalecimento e flexibilidade para a musculatura do corpo.

Segundo JOSEPH PILATES, O pilates tem como objetivo alcançar um desenvolvimento Uniforme do corpo ,boa capacidade respiratória, boa flexibilidade muscular, melhor amplitude articular, boa circulação sanguínea, e a unificação da mente, corpo e espírito.

Todos os exercícios têm como foco o fortalecimento do “Power House” ou Centro de Força, que é formado pela musculatura do abdômen, lombar, glúteos e assoalho pélvico. Acredita-se que o centro do corpo forte proporciona estabilização para que se possa produzir movimentos de forma ereta e alinhada, evitando compensações e contemplando a simetria. Com os músculos abdominais fortes e a postura correta, provavelmente não existiria dor lombar, segundo Joseph.

Tipo de exercícios

Nos equipamentos: Os equipamentos oferecem uma ampla possibilidade de movimentos variados e são ajustáveis para facilitar ou dificultar os exercícios. As molas, utilizadas para fornecer os diferentes níveis de intensidade dos movimentos.

No solo: Os exercícios realizados no solo direcionado ao aprendizado da respiração e do centro da força do paciente, dependendo assim da força do próprio corpo para realizar os movimentos. Por essa razão, os exercícios tendem a se tornar mais pesados, exigindo mais do praticante. E é dessa forma que o corpo inteiro é fortalecido. Podendo ser trabalhado também por o uso de acessórios, como bolas ou elásticos, que apresentam material próprio para a realização dos exercícios, com os quais os alunos costumam se divertir bastante nas aulas.

Benefícios do Pilates:

– Estimulação do sistema circulatório e da oxigenação do sangue;

– Maior mobilidade articular, flexibilidade e relaxamento muscular;

– A técnica de respiração profunda permite uma maior oxigenação do sangue e, assim, o corpo passa a funcionar melhor;

– Ganho de consciência e equilíbrio corporal;

– Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas;

– Fortalecimento dos órgãos internos;

Estes são alguns dos grandes benefícios que o Pilates proporciona ao praticante:

– Reduz a fadiga muscular;

– Melhora a capacidade respiratória;

– Reduz o stress e aumenta a concentração;

– Promove o relaxamento e o equilíbrio mental;

– Corrige a postura;

– Melhora a coordenação motora;

– Aumenta a resistência, o tônus e a força muscular;

– Alivia dores crônicas;

Quem pode fazer Pilates?

Pode ser praticado por : idoso, adolescente, grávidas ,pacientes em fase de reabilitação, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos. Ou seja, qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode fazer Pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo. É bastante recomendável para atletas , pois não só melhora o desempenho do atleta como ajuda a prevenir de lesões . Se o atleta já possui lesões, ele também pode praticar Pilates, que torna a recuperação mais rápida e fácil.

Contra indicações:

Pessoas que não tenham autorização médica para realizar atividades físicas ou indivíduos hipertensos, sem controle com medicamentos.

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